domingo, 12 de junho de 2011

Código de Defesa... de quem?

Para além do Código de Defesa do Consumidor, costumo dizer que deveria ser instituído o Código de Defesa dos Atendentes. Com maior frequência do que se pensa, presenciamos clientes mau-humorados dirigindo-se a vendedores desrespeitosamente - sem cerimônia!

Vendedores ou atendentes são sim profissionais devidamente remunerados para estarem à disposição dos clientes. Mas isto não significa que podem ser dispensadas expressões tão essenciais ao convívio social como 'por gentileza' ou 'obrigado'.

Presenciamos desnecessárias elevações no tom de voz, ordenações nada gentis e até mesmo empurrões.
Sem contar o lamentável episódio que, por acaso, presenciei na mesa ao lado da minha enquanto jantava em um badalado restaurante em BH. Insatisfeito com a 'demora' de seu prato, o cliente manifestou sua insatisfação ao garçon, jogou o prato no chão e... chamou a polícia!

Cada vez mais, equipes de vendas e demais profissionais estão sendo preparados e treinados para receber seus clientes. E os clientes, estão preparados para quê?

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